Família
Família, Uma Bênção de Deus.
Passagem bíblica
Deuteronômio 6: 6;7. – “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.
Objetivo
Enfatizar que, mesmo diante das diversas tarefas do cotidiano, Deus quer queos relacionamentos sejam prioridades em nossas vidas e, compartilhar a insubstituível influência da família bem ordenada para a educação e salvação das pessoas.
Introdução ao assunto
Organização e disciplina são fatores que fazem a diferença em uma família. Com tais qualidades, o lar passa a ser um instrumento de Deus, usado para convencer a outras pessoas do caráter do verdadeiro cristão. Isso influencia de tal modo que se torna decisivo para a salvação dos membros e amigos da família bem ordenada.
- Neste estudo, trataremos da responsabilidade que recai sobre a família unida no Senhor Jesus.
Desenvolvimento
Quem instituiu a família?
Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, e conforme a nossa semelhança. Gn..1:26. É salutar a preocupação de Deus para que o lar fosse a b ase para a formação de uma raça especial. Não só a imagem, porém, a semelhança no caráter, na personalidade, na fidelidade, na justiça e no amor de um Deus perfeito.Como ordenar a família?
Promovendo a religião em família
1 – É possível confessar a Cristo com os lábios, todavia, negá-Lo com as obras... E purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2: 14.
2 – Transformando o lar em morada do Senhor:
Desenvolver “Instrumentos mais eficazes na formação do caráter;
“Nossa obra deve começar com a família no lar”. Idem. O lar é o laboratório divino o, onde se forja caráter para esta vida e para a eternidade;
“...pela tua brandura, me viste a ingenuidade”. 2 Sam. 22: 36;
“O lar em que os membros são cristãos, exerce vasta influência para o bem. Outras famílias notarão os resultados seguidos por um lar assim;
“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra” Salmo 34: 7.
Uma família bem ordenada
A maior prova de cristianismo que se pode apresentar ao mundo, é uma família bem ordenada, o tipo de caráter gerado pela sua influência.
“...e em ti serão benditas todas as famílias da terra” – Gen. 12: 3.
- Uma família praticante é uma força educadora. Já uma família sem princípios cristãos “acumula uma onda de males que afetam a família, comunidades e governos.
A família precisa orar mais, ler a Palavra de Deus, cantar e adorar, dialogar sobre expressões da Palavra de deus para o crescimento espiritual. Sem fé é impossível agradar a Deus. Podemos ter a salvação de Deus em nossa família, porém, devemos crer neste sentido, viver neste sentido e ter permanente fé e confiança em Deus.
A restrição que a Palavra de Deus nos impõe é para nosso próprio bem. Esta restrição aumenta a felicidade de nossa própria família.
Conclusão:
Ainda que a tarefa dos pais seja por demais ampla e com uma competição desleal em meio a um liberalismo desenfreado; em clamarmos aos pais a não desanimarem, porque o amor vencerá, até os anjos de Deus são ordenados a colaborarem em ajudar na educação dos filhos; porém a nossa parte precisa ser feita.
Orem sem cessar pelos seus filhos; e juntos façam uma reciclagem sobre suas próprias vidas. Deus fará a sua parte, e a vitória será certa, pois disse: “O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora”. João 6: 37.
